Segurança no trabalho com andaimes

O trabalho com andaimes é bastante comum na área da indústria da construção civil. Essas são estruturas temporárias que são amplamente usadas na construção civil para realizar trabalhos em altura, onde não há a possibilidade de serem realizadas de forma segura a partir do solo. Eles são amplamente utilizados para atividades como demolição, construção, reparo, pintura, limpeza e manutenção.

E é importante que nós possamos garantir a segurança no trabalho com andaimes. Pois os acidentes com trabalho em altura são recorrentes na construção civil.

Segurança do trabalho em atividades com andaimes

Segurança no trabalho com andaimes!

Os andaimes suspensos, aqueles suspensos em cabos de aço em fachadas de edifícios, são considerados os mais perigosos. Portanto, para realizar trabalhos com andaimes, é necessário fornecer maior segurança ao trabalhador e ao equipamento.

Um dos fatores que devem ser levados em consideração para a segurança no trabalho com andaimes, é com a fixação do equipamento. No início de qualquer trabalho, deve-se avaliar primeiramente se os andaimes estão devidamente fixados. Os procedimentos de fixação, sustentação e as estruturas (especialmente no caso dos andaimes suspensos) devem ser especificados em projeto desenvolvido e acompanhado por profissional legalmente qualificado. Se os procedimentos especificados no projeto não forem seguidos, os colaboradores poderão estar expostos a diversos riscos graves.

Muitas vezes, ainda é possível encontrar trabalhadores em canteiros de obra utilizando andaimes suspensos sem nenhum dos equipamentos de proteção exigidos, como cintos de segurança, trava quedas, linha de vida, etc.

O empregador deve fornecer os equipamentos necessários para que a atividade seja realizada de forma segura, não expondo o colaborador a riscos de acidentes. Dessa maneira, o funcionário deve reconhecer que suas atividades o colocam em grande risco, o que é necessário para que ele faça o devido uso e manutenção de todos os equipamentos oferecidos.

A sustentação dos andaimes suspensos precisa ser feita através de vigas, afastadores ou por meio de estruturas metálicas (estas devem oferecer resistência mínima a três vezes o peso suportado). Fica estritamente proibida a sustentação de andaimes suspensos por sacos de areia, pedras ou qualquer outro improviso.

O profissional qualificado responsável pelo desenvolvimento do projeto do equipamento deve visitar o canteiro de obra, fazer um curso sobre o andaime a ser utilizado visando orientar quanto ao procedimento técnico correto para a instalação e uso do equipamento.

O colaborador responsável pelo uso do andaime, deve fazer o check-list visual do equipamento certificando se as condições do andaime são adequadas para o uso (estrados, uniões de estrado com catraca, instalação elétrica, etc).

A alta ocorrência de acidentes de trabalho relacionados a queda em altura é algo alarmante na área da construção civil. As principais causas vêm desde a ausência de manutenções preventivas até a utilização de cabos de aço oxidados e com emendas. Os pisos dos andaimes devem ser feitos com madeiras de boa qualidade e, se possível, feitos de materiais metálicos. Os andaimes devem estar equipados de guarda-corpo e rodapé.

Trabalhos em altura com andaimes são de extrema periculosidade para os colaboradores, então tomar medidas preventivas é a melhor maneira para evitar acidentes e as atividades ocorrerem de forma segura. Certifique-se de que os colaboradores estão utilizando todos os seus EPI’s, ou seja, um cinto de segurança acoplado ao trava-quedas fixado à linha de vida (acoplada a um ponto diferente daquele em que o andaime está preso).

Assim, garantindo a segurança no trabalho com andaimes, com equipamentos em condições adequadas de uso e medidas preventivas, esse trabalho se torna possível! E nunca se esqueça: não use andaimes improvisados!

Que tipos de andaimes existem?

Andaime fachadeiro

Andaime fachadeiro

Andaime tubular fixo

Andaime tubular fixo

Andaime tubular móvel

Andaime tubular móvel

Andaimes em balanço

Andaime em balanço

Andaime suspenso mecânico

Andaime  suspenso motorizado

Se restou alguma dúvida relacionada a segurança no trabalho com andaimes, deixe nos comentários! É sempre de grande ajuda para nós!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui