Ferramentas e equipamentos em inspeção

A importância de se fazer a inspeção de ferramentas e equipamentos é manter o controle de seu estado, a fim de identificar, identificar riscos que podem se transformar em acidentes, bem como com o objetivo prático de adotar ou propor ações para evitar que esses riscos possam causar algo grave.

Porque fazer inspeção de ferramentas e equipamentos?

Benefícios de inspecionar ferramentas e equipamentos

Realizar as inspeções de ferramentas e equipamentos tem o poder de prever prováveis acidentes e, quando realizadas de forma correta, podemos ter diversos benefícios: ajudam a treinar e fortalecer o espírito preventivo de que os funcionários precisam.

É importante que antes de iniciar cada atividade, sejam feitas as inspeções de todas as ferramentas e equipamentos. A inspeção antes das atividades é tão importante quanto realizar a atividade. Inspecionar as ferramentas e equipamentos, comprovando que as mesmas estão em conformidade para utilização, faz com que a atividade seja realizada de forma segura e eficiente.

Já ouvimos diversas vezes os colaboradores falando que o trabalho poderia ter sido feito de forma mais segura e melhor se as ferramentas fossem novas ou com tecnologia de ponta, certo? Ou se as ferramentas e equipamentos estivessem em condições melhores?

Mas e quando acontece um acidente do trabalho por causa de uma ferramenta ou equipamento com defeito? É nesse momento que podemos ver porque é importante fazer a inspeção de ferramentas e equipamentos. Não há nada mais importante em nosso trabalho do que prevenir que acidentes aconteçam. Perder sua visão, braços, pernas ou até a própria vida não é apenas uma perda. Não há peças sobressalentes que permita que possamos voltar ao normal.

A inspeção é algo que é de total responsabilidade de quem vai utilizar. Mesmo que a manutenção de ferramentas e equipamentos seja atribuição de algum supervisor, a inspeção deve ser feita pelo colaborador que irá utilizá-la. Realizar as inspeções é apenas o primeiro passo para que as atividades sejam feitas de forma segura e eficiente, sem colaboradores feridos por causa de ferramentas e equipamentos defeituosos.

Não é comum fazer as inspeções de ferramentas e equipamentos? Então comece hoje!

Inspeção de ferramentas e equipamentos

Para iniciar com a rotina de inspeções, não seria interessante começar pelas ferramentas manuais? Elas são ferramentas mais básicas, que servem como ampliação da mão humana, facilitando suas tarefas, reduzindo a aplicação de força, aumentando a produtividade dos colaboradores e prevenindo contra riscos de acidentes. Acontecem muitos acidentes envolvendo ferramentas e equipamentos defeituosos, usados de forma inadequada ou, como frequentemente, usando ferramentas improvisadas.

E em relação aos equipamentos? Obedeça a todas as normas e procedimentos de segurança ao operar máquinas e equipamentos. Para operar máquinas e equipamentos, é preciso que o colaborador tenha autorização e qualificação para poder trabalhar. Certifique-se de que máquinas e equipamentos estejam operando adequadamente antes de realizar suas atividades.

Independentemente do defeito, não deve ser permitido que o colaborador tente resolver, é importante que o mesmo comunique à sua gerência ou área responsável. Não permita que as máquinas sejam operadas com as proteções fixas removidas ou danificadas, elas são instaladas exclusivamente para a segurança dos colaboradores, retirá-las significa um grave risco de acidentes.

Recomendações de segurança para realizar atividades com ferramentas e equipamentos

Inspeção de ferramentas manuais

• Os colaboradores devem manter o cuidado, a atenção e a concentração exclusivamente em suas atividades;

• É importante dar espaço aos colaboradores para que eles possam relatar não conformidades e condições inseguras em suas ferramentas e equipamentos à supervisão e a área de segurança do trabalho;

• Utilização de todos os EPI’s recomendados para a atividade;

• Realizar periodicamente as inspeções de suas ferramentas e equipamentos, identificando fatores que possam melhorar em sua atividade e no ambiente de trabalho.

O que achou? Iniciar uma rotina de inspeção de ferramentas e equipamentos é importante para manter o controle do estado de conservação, eliminar condições inseguras e realizar a prevenção de acidentes.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui