O que é uma permissão de trabalho? Como preencher uma PT? Aqui você tirará todas as suas dúvidas!

Uma permissão de trabalho é um formulário a ser preenchido para atividades como manutenção, montagem, desmontagem, construção, reparo ou inspeção de equipamentos que serão executados em uma área industrial.

O intuito da PT é instruir quanto as etapas a serem seguidas durante a prestação de atividades com ameaças em potencial que possa vir a ocorrer acidentes nas áreas onde as atividades irão ser realizadas.

Durante o preenchimento da permissão de trabalho, leia com atenção e verifique se todas as etapas recomendadas foram implementadas. Ela deve ser preenchida corretamente, estar devidamente assinada, estar em local de trabalho de forma visível durante a atividade, a supervisão da área deve ficar responsável pela inspeção da área e da atividade. Também é necessário que a PT seja preenchida de forma bem-feita, levando em consideração as instruções contidas, fazendo com que seja correspondente à orientação que deve ser feita aos colaboradores.

É importante mencionar que a necessidade da Permissão de Trabalho para algumas empresas é sempre que a atividade a ser feita for considerada de risco (Espaço confinado, trabalho em altura, trabalho a quente, elevação e movimentação de carga, trabalho com produtos químicos, etc), trabalho atípico e se não houver um procedimento operacional padrão atrelado a atividade.

Como preencher uma permissão de trabalho! Aprenda todas as etapas de uma PT.
Colaboradores reunidos durante o preenchimento da permissão de trabalho.

Para ajudá-lo, explicamos algumas das orientações que devem ser feitas para o preenchimento de uma permissão de trabalho:

Etapas da Permissão de trabalho

Antes do início das atividades

• Inspecione o local onde o trabalho será realizado, verifique, observe e considere todas as possibilidades quem possam estar associadas ao risco antes de iniciar sua atividade.

• Procure manter comunicação com o supervisor responsável pela área para que ele reconheça e possa contribuir com as regras de segurança a serem tomadas.

• Se faz necessário que o preenchimento da permissão de trabalho seja no local de trabalho. Durante o preenchimento, todas as pessoas envolvidas na atividade devem estar presentes para descrever as etapas do trabalho, verificar os riscos e medidas preventivas que devem ser executadas em cada etapa.

• É necessário que em atividades que se façam necessário o uso da permissão de trabalho, também esteja atrelada a ela uma análise preliminar de risco (APR). Após o preenchimento correto dos formulários reúna todos os funcionários e passe as instruções de segurança de acordo com os dados registrados neste procedimento.

• As instruções dadas aos colaboradores devem ser seguidas a risca no local de trabalho, com o intuito de mostrar as condições inseguras, as etapas apropriadas de trabalhar, o uso correto dos equipamentos segurança (EPI e EPC), etc. Depois de passar todas as orientações de segurança, todos os colaboradores que irão executar as atividades deverão assinar a permissão de trabalho na área solicitada.

• Após a assinatura dos colaboradores, se faz necessário obter a liberação da permissão de trabalho, que poderá ser feita pelo responsável pela atividade, o responsável pela área e o emitente de PT (devidamente treinado pela empresa para realizar a liberação)

No início das atividades

• Todos os estágios da atividade devem estar em conformidade com o que foi descrito na PT, desde o método de operação até a utilização dos EPI’s (Equipamentos de proteção individual).

• O canteiro de obra/serviço deve estar devidamente isolado e sinalizado quanto aos riscos da atividade.

• A PT deve estar em local visível e de fácil acesso para possíveis consultas para inspeção, ela deve ser preenchida de forma legível com todos os tópicos de segurança necessários para a atividade ser realizada de forma segura.

• Sempre, antes de iniciar as atividades, o responsável pelas atividades que requeiram o preenchimento e liberação de uma permissão de trabalho, deve realizar um DDS com informando sobre os riscos da atividade, todas as etapas a serem realizadas e sobre o preenchimento da PT.

• Em caso de acidentes / incidentes, a atividade deve ser parada pelo responsável, a fim de reunir todos os seus colaboradores e apresentar as falhas cometidas e medidas preventivas para que não haja recorrência.

• Cada canteiro de obra/serviço deve estar sinalizado com placas com a finalidade de orientar os colaboradores e terceiros que possam estar de passagem.

• Os responsáveis têm o dever de coletar todas as informações sobre irregularidades nas etapas executadas para que possam ser efetuadas ações de segurança destinadas a prevenir acidentes e manter a qualidade durante a atividade.

• O trabalho só deve começar após a leitura, compreensão e assinatura dos colaboradores executantes.

No término das atividades

• Realize inspeções em todo o canteiro de obras, eliminando condições inseguras e materiais que possam expor risco, tai como: Materiais armazenados inadequadamente, restos de insumos, ferramentas espalhadas na área de trabalho, piso molhado com material escorregadio, etc.

• Depois da inspeção, da limpeza da área, a empresa contratada deve informar a supervisão da área e ao contratante, para quem possam atestar as condições de trabalho e as condições de segurança do local.

• Todos os estágios de conclusão do trabalho devem ser indicados na permissão de trabalho. Depois da conclusão do trabalho, a pessoa responsável pela execução deve devolver o formulário de autorização à pessoa responsável pela área ou mediante solicitação, a fim de verificar e receber informações sobre a conclusão do serviço.

• O formulário de liberação deve ser enviado ao setor de segurança do trabalho para que a permissão de trabalho seja devidamente arquivada.

Restou mais alguma dúvida relacionada a como se preencher uma permissão de trabalho? Deixe nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui