A maioria das pessoas já ouviu falar de EPI. Estes equipamentos de proteção individual devem ser usados pelos trabalhadores em todas as situações que possam oferecer algum risco físico ou psicológico. EPI são acessórios indispensáveis em fábricas, processos de construção, na indústria, laboratórios, ambientes ruidosos e locais propensos à contaminação.
Mas o que é o EPI? Qual é o propósito deles e por que eles devem ser usados? Estas e outras perguntas sobre equipamentos de proteção individual serão esclarecidas no artigo abaixo!
O que é EPI?
De acordo com a Norma Regulamentadora NR 6, qualquer acessório ou produto de uso individual usado por um funcionário cujo objetivo é protegê-lo de riscos ou ameaças à segurança e à saúde é considerado como equipamento de proteção individual. O EPI inclui itens como: óculos de proteção, protetores auriculares, máscaras, capacetes, luvas, cintos de segurança, proteção solar e outros acessórios de proteção.
Sobre o fornecimento do EPI
A empresa contratante é legalmente obrigada a fornecer aos funcionários todo o equipamento de proteção individual necessário. O equipamento deve ser fornecido quando as medidas gerais não fornecem proteção total contra acidentes ou riscos, bem como para resposta a emergências.
Os EPI devem ser entregues aos empregados somente após a introdução de medidas coletivas ou equipamentos de proteção coletiva (EPC). Lembrando que os profissionais de segurança do trabalho precisam instruir todos os funcionários sobre como e quando usar cada equipamento. Se necessário, as empresas devem realizar DDS (Diálogo Diário de Segurança) palestras e treinamentos para garantir a segurança dos funcionários e informá-los sobre a importância do uso de EPIs.
Substituição dos EPI’s
Algumas empresas realizam as trocas dos EPI’s em determinados períodos de tempo, conforme medidas internas. Em caso de perda ou danificação do equipamento de proteção individual, há a troca por um EPI novo, porém algumas empresas utilizam o método de desconto na folha salarial do colaborador.
O uso adequado e responsável de equipamentos de proteção individual evita diversos danos que os riscos em potencial podem fazer ao trabalhador e ajuda no controle de doenças e acidentes do trabalho para a empresa.
Dever dos empregados
Os funcionários devem usar o equipamento de proteção individual única e exclusivamente para os fins a que se destinam. Todos são responsáveis pela manutenção de seus EPIs e pelo cumprimento de todas as definições de uso da empresa ou do empregador. Os funcionários podem ser supervisionados por profissionais de segurança do trabalho no uso adequado do equipamento e podem sofrer advertências pelo uso indevido. A não utilização do EPI pode levar ao funcionário a ser demitido por justa causa – após as medidas de advertência do empregador.
Importância do EPI
O uso de equipamentos de proteção individual é projetado para proteger o funcionário de qualquer acidente ou dano à sua saúde. O EPI é comumente usado para proteção auditiva, respiratória, visual, facial, proteção da cabeça, mãos e pés. Deve ser lembrado que o equipamento necessário depende das funções desempenhadas pelo empregado.
Agora que temos um melhor entendimento sobre os EPI’s, compartilhe conosco qual equipamento é usado em sua empresa. Também comente suas perguntas e nos informe quais tipos de treinamento de conscientização foram realizados.
[…] Primeiramente é necessário proporcionar um ambiente ergonomicamente adequado aos colaboradores, ou seja, equipamentos que levem em consideração a saúde ocupacional dos funcionários, além de sua proteção individual, que são os EPI’s. […]
[…] elétricas e as normas de segurança e saúde do trabalho, como a utilização dos equipamentos de proteção individual, sinalização do local de trabalho e quaisquer ou qualquer outra regra específica que seja […]
[…] é projetada para alertar os funcionários (próprios ou terceiros) e visitantes sobre os riscos, EPI’s e outras informações necessárias para a garantia da segurança do trabalho no […]
[…] maiores e mais graves, assim requerendo atenção especial – fornecimento e obrigatoriedade do uso de EPI’s, colocação de placas de sinalização de segurança na área de trabalho e outras medidas […]