A maioria das pessoas já ouviu falar de EPI. Estes equipamentos de proteção individual devem ser usados ​​pelos trabalhadores em todas as situações que possam oferecer algum risco físico ou psicológico. EPI são acessórios indispensáveis ​​em fábricas, processos de construção, na indústria, laboratórios, ambientes ruidosos e locais propensos à contaminação.

Como usar os EPI's de cada função

Mas o que é o EPI? Qual é o propósito deles e por que eles devem ser usados? Se estas e outras perguntas sobre equipamentos de proteção individual não estiverem claras, não se preocupe! Neste post vamos falar sobre esses acessórios. Confira abaixo:

O que é EPI?

De acordo com a Norma Regulamentadora NR 6, qualquer acessório ou produto de uso individual usado por um funcionário cujo objetivo é protegê-lo de riscos ou ameaças à segurança e à saúde é considerado como equipamento de proteção individual. O EPI inclui itens como: óculos de proteção, protetores auriculares, máscaras, capacetes, luvas, cintos de segurança, proteção solar e outros acessórios de proteção.

Sobre o fornecimento do EPI

A empresa contratante é legalmente obrigada a fornecer aos funcionários todo o equipamento de proteção individual necessário. O equipamento deve ser fornecido quando as medidas gerais não fornecem proteção total contra acidentes ou riscos, bem como para resposta a emergências.

Os EPI devem ser entregues aos empregados somente após a introdução de medidas coletivas ou equipamentos de proteção coletiva (EPC). Lembrando que os profissionais de segurança do trabalho precisam instruir todos os funcionários sobre como e quando usar cada equipamento. Se necessário, as empresas devem realizar DDS (Diálogo Diário de Segurança) palestras e treinamentos para garantir a segurança dos funcionários e informá-los sobre a importância do uso de EPIs.

O que é EPI?

Substituição dos EPI’s

Algumas empresas realizam as trocas dos EPI’s em determinados períodos de tempo, conforme medidas internas. Em caso de perda ou danificação do equipamento de proteção individual, há a troca por um EPI novo, porém algumas empresas utilizam o método de desconto na folha salarial do colaborador.

O uso adequado e responsável de equipamentos de proteção individual evita diversos danos que os riscos em potencial podem fazer ao trabalhador e ajuda no controle de doenças e acidentes do trabalho para a empresa.

Dever dos empregados

Os funcionários devem usar o equipamento de proteção individual única e exclusivamente para os fins a que se destinam. Todos são responsáveis ​​pela manutenção de seus EPIs e pelo cumprimento de todas as definições de uso da empresa ou do empregador. Os funcionários podem ser supervisionados por profissionais de segurança do trabalho no uso adequado do equipamento e podem sofrer advertências pelo uso indevido. A não utilização do EPI pode levar ao funcionário a ser demitido por justa causa – após as medidas de advertência do empregador.

Importância do EPI

O uso de equipamentos de proteção individual é projetado para proteger o funcionário de qualquer acidente ou dano à sua saúde. O EPI é comumente usado para proteção auditiva, respiratória, visual, facial, proteção da cabeça, mãos e pés. Deve ser lembrado que o equipamento necessário depende das funções desempenhadas pelo empregado.

Agora que temos um melhor entendimento sobre os EPI’s, compartilhe conosco qual equipamento é usado em sua empresa. Também comente suas perguntas e nos informe quais tipos de treinamento de conscientização foram realizados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui