Conheça a NR-12 e a sua importância para operações de máquinas e equipamentos

Criada em junho de 1978, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a NR-12, ou Norma Regulamentadora número 12, possui o objetivo de garantir que as máquinas e os equipamentos sejam seguros para os trabalhadores.

Sendo assim, já dá para entender um pouco da sua importância, já que é totalmente contra às leis que trabalhadores operem máquinas e equipamentos irregulares sem o conhecimento dessa norma.

De forma geral, a NR-12 exige que haja informações completas sobre todo o ciclo de vida de um equipamento ou de uma máquina, e isso inclui seu transporte, utilização, instalação e manutenção.

Assim como também a eliminação do equipamento ou máquina no fim da vida útil.

Você tem dúvidas sobre a NR-12 e quer entender melhor a sua importância? Acompanhe atentamente o artigo para mais informações sobre esse assunto.

Boa leitura!

NR12: o que é? Tudo o que você precisa conhecer sobre esse tema

De forma simplificada, pode se dizer que a NR-12 é responsável por definir as medidas de prevenção de segurança, saúde e higiene do trabalho, principalmente no que se diz respeito a instalação, a operação e a manutenção das máquinas e dos equipamentos.

Essa norma é uma das que possui mais importância e é também uma das mais extensas das 36 normas regulamentadoras em relação a Consolidação de Leis Trabalhistas.

Entenda que essa norma passou por diversas atualizações ao longo de vários anos, de acordo com o desenvolvimento da indústria nacional, e a sua última alteração aconteceu no ano de 2019.

Afinal, qual é a importância da NR-12 para o trabalhador?

A NR-12 é indispensável na vida dos trabalhadores brasileiros.

Justamente pelo motivo que foi criada, essa regulamentação contribui para a criação de prevenções para eliminar riscos laborais e os acidentes de trabalho, já que quando um profissional se acidenta no local de trabalho ele é afetado em diversos aspectos, como:

  • Limitações físicas permanentes;
  • Sequelas;
  • Problemas psicológicos.

Entenda então que a NR-12 é importante para zelar a vida e a saúde dos empregados brasileiros, contudo, também é responsável por orientar o empregador quanto aos exercícios das atividades econômicas.

Em suas disposições descrevem, por exemplo, a necessidade de realizar as demarcações seguindo as normas técnicas das áreas de circulação onde os equipamentos e as máquinas serão instaladas.

Sendo assim, é essencial que a empresa realize primeiramente uma analise de risco para melhor atender os itens dispostos nesse normativo.

Compreenda também que a NR-12 é responsável por contemplar assuntos, como:

  • Ferramentas;
  • Sistema de segurança;
  • Reparo;
  • Riscos extras de equipamentos e máquinas;
  • Piso;
  • Dispositivos elétricos e os de emergência;
  • Componentes pressurizados;
  • Aspectos ergonômicos;
  • Preparação.

Logo, a NR-12 é importante, pois fica responsável por diversos aspectos em relação as atividades laborais.

Desta maneira, é fundamental salientar que a NR-12 não fica com a responsabilidade de proteger apenas o empregado, pois estabelece medidas para as empresas se certificarem de sua proteção.

A NR-12 também auxilia esse empregador no seu trato com o maquinário.

Não deixe de saber tudo sobre a NR-12!

A NR-12 é responsável por conter diversos informações, que são sobre os vários tipos de máquinas e dos procedimentos descritos por meio de tabelas, textos e figuras em seus anexos.

Agora que você já entende um pouco sobre a NR-12, e a sua importância, não deixe de se aprofundar ainda mais nesses pontos, pois isso pode te ajudar a proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e adequado para a sua empresa.

Gostou do artigo? Então não deixe de compartilha-lo em suas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui