Ergonomia e seus benefícios para as empresas

A ergonomia, vulgarmente conhecida como a ciência que estuda a relação entre o homem e seu ambiente de trabalho, tem vários objetivos principais: proporcionar conforto a uma pessoa e evitar acidentes e problemas futuro pela execução de alguma atividade em específico. Em resumo, é utilizada para caracterizar o estudo que busca “desenvolver uma tarefa que se adapte ao funcionário, não forçando o funcionário a se adaptar à tarefa.

A ergonomia pode trazer diversos benefícios para as empresas e nesse artigo iremos explicar melhor como ela pode ajudar!

A ergonomia e seus benefícios!

Benefícios da ergonomia para a empresa
A importância da para a postura correta durante as atividades.

Se preocupar com a ergonomia do trabalho é de extrema importância, pois muitos males podem ser evitados com seu uso. Vários setores produtivos podem se beneficiar da ergonomia, tais como: industrial, hospitais, escolas, transportadoras, escritórios, etc. Em geral, intervenções ergonômicas são possíveis para aumentar consideravelmente a produtividade, a agilidade, a qualidade, a saúde e segurança nos ambientes de trabalho.

A execução de medidas ergonômicas em qualquer frente de serviço pode beneficiar em diversas situações, seja de trabalho ou de lazer, tais como: estresses físicos que podem afetar desde as articulações até os ossos e até em fatores ambientais que podem afetar a visão, o conforto, a audição e, em especial, a saúde.

A ergonomia é tradicionalmente definida como uma combinação de ciências e tecnologias que se esforçam para fornecer um ambiente laboral confortável e produtivo, principalmente adaptando as condições de trabalho às características de uma pessoa. Ao realizar pesquisas voltadas à execução de atividades laborais, é necessário levar em consideração aspectos como condições ambientais. Para uma realizar uma boa avaliação do local de trabalho, é necessário que sejam analisados todos os fatores, tais como o esforço físico aplicado, as posições necessárias para a execução da atividade, o número de repetições e, principalmente, se o equipamento é ergonomicamente apropriado.

Somente uma avaliação de todos esses fatores relacionados à própria condição humana permitirá uma melhor análise de cada local de trabalho em termos de conformidade com as condições ergonômicas. É também função da ergonomia a investigação das condições de trabalho no geral, como iluminação, ruído e temperatura, conhecidos como agentes físicos que podem afetar a saúde física e metal, mas que o estudo procura identificar maneiras de corrigi-la. A principal finalidade dos estudos da ergonomia é ampliar o desempenho humano usando dados que permitem tomar medidas preventivas visando a diminuição dos custos individuais com a ergonomia, o que elimina elementos do trabalho que podem causar ineficiências a longo prazo ou uma grande variedade de tipos de deficiências físicas.

Benefícios que a ergonomia pode trazer para a empresa!

Atualmente, diversas empresas estão se esforçando para melhorar a qualidade de vida de seus funcionários, estão criando uma gama de programas que incentivem a saúde do trabalhador. Nas grandes metrópoles, as empresas já estão conscientes dos problemas que podem vir no futuro, e estão investindo nesses programas, bem como pesquisando os benefícios da ergonomia para melhorar a produtividade nas empresas. Desse jeito, se faz necessário que os profissionais de segurança do trabalho estejam sempre se atualizando por meio de cursos, aprendendo técnicas que tornem as atividades laborais menos prejudiciais à saúde do trabalhador e, ao mesmo tempo, mostra todos os benefícios da ergonomia para a saúde de todos.

Adquirir conhecimento sobre boa postura, uso adequado de móveis e equipamentos, pausas de descanso e exercícios de ginástica (antes, durante e depois das atividades) é importante para reduzir as estatísticas de problemas causados por má postura, estresse, etc. Mesmo podendo causar custos adicionais a empresa, a ergonomia traz benefícios desde a falta de absenteísmo até a melhoria na saúde dos funcionários, trazendo maior produtividade e qualidade, além de melhoria na imagem da empresa em questão de saúde e segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui