Problemas de saúde causados pelo levantamento manual de peso feito incorretamente!

Neste DDS sobre levantamento manual de peso é importante salientar os possíveis acidentes de trabalho e problemas à saúde do trabalhador.

Mesmo com a ajuda mecânica para o levantamento de peso, algumas atividades sempre precisarão ser realizadas de forma manual. Então, para que não haja alguma lesão nas costas, é importante que a atividade seja realizada de forma ergonomicamente correta.

Levantamento de peso de forma inadequada ainda é um dos maiores causadores de acidentes de trabalho, e por isso, é de extrema importância que profissionais da área de segurança do trabalho estejam sempre relembrando aos colaboradores o quão importante é realizar atividades com levantamento manual de carga de forma correta e utilizando os equipamentos adequados.

Levantamento manual de carga corretamente
Figura ilustrativa sobre o levantamento manual de carga em carro de mão sendo feito corretamente!

Neste DDS sobre levantamento manual de peso com segurança, você poderá tirar todas as dúvidas dos colaboradores!

A importância do levantamento manual de peso com segurança

É importante proteger as mãos quando for levantar objetos com extremidades afiadas ou superfícies ásperas, e para isso é indispensável a utilização de luvas de segurança. Mesmo se você estiver utilizando luvas, é importante prestar atenção, pois a luva não poderá proteger contra prensamentos, caso o objeto caia por cima da mão.

É essencial que, ao levantar peso, ter atenção com os seus pés, já que em casos em que o objeto venha a cair, poderá atingir os pés do colaborador.

Manter as pernas firmes é importante quando for fazer o levantamento de peso. Muitos acidentes relacionados ao levantamento manual de peso estão relacionados a perda do equilíbrio, assim o peso da carga é direcionado para as costas. As pernas devem ficar separadas uma da outra. A posição das pernas pode estabelecer o quão bem equilibrado você está.

É essencial manter os joelhos dobrados para levantar o peso, assim o peso é direcionado para os músculos das pernas. Se você for pegar uma caixa, posicione-a na diagonal, pegando em suas extremidades.

É importante que a coluna esteja quase reta. Se você dobrar demais a coluna, há chances de acontecer lesões graves na coluna vertebral. É bom lembrar que a coluna vertebral consiste em pequenas vértebras e por discos intervertebrais.

Depois de levantar o peso, mantenha-o junto ao corpo para não sobrecarregar os músculos das mãos e manter o equilíbrio.

Levantar o peso lentamente é outra sugestão básica de segurança. Levante lentamente o peso, colocando sua força aos poucos. Levante devagar, esticando as pernas, cuidando para manter as costas retas e o peso próximo ao corpo.

Algumas dicas para o levantamento manual de carga

Levantamento manual de peso com segurança
Ilustração mostrando como fazer o levantamento manual de peso de forma correta!

• Inicialmente, avalie o peso, não levante se o peso estiver além de sua capacidade. Procure ajuda quando precisar e sinta-se à vontade para fazê-lo, não tente ser o mais forte;

• Preste atenção em manter os pés firmemente no chão;

• Afaste as pernas levemente, mantendo distância de ao menos 30 centímetros;

• Coloque os pés perto da base do objeto. Isso é importante porque evita direcionar o peso nos músculos das costas;

• Dobre os joelhos, mantendo as costas retas e na vertical.

O levantamento manual de peso pode causar muitos problemas no trabalho, principalmente acidentes típicos ou afetar diretamente a saúde do trabalhador.

Portanto, tente usar a força dos músculos das pernas e braços, porque as costas não têm músculos para este propósito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui