Cuidados com cabos de extensão elétrica

Não há, nos cabos de extensão elétrica, nada que possa indicar algum tipo de perigo. Não há partes móveis, chamas e ruídos. Mesmo com sua aparência inofensiva, os cabos de extensão podem apresentar perigos se utilizados incorretamente.

Apenas bons cabos devem ser utilizados. Os preferidos são aqueles testados e aprovados por laboratórios de testes elétricos. Os cabos gastos devem ser reparados ou descartados.

A utilização de extensões elétricas é muito comum em alguns ramos de atividade, principalmente em obras da construção civil, onde o acesso a eletricidade é limitado ou não é possível utilizar o equipamento diretamente na tomada. Por isso é necessário realizar todos os cuidados necessários com os cabos de extensão elétrica!

Riscos relacionados ao uso de extensões elétricas

Alguns riscos relacionados à utilização dos cabos de extensão elétrica podem ser controlados. Primeiro de tudo, nenhum cabo de extensão pode suportar exageros na utilização. Se você fizer um nó, amassá-lo, cortá-lo ou até dobrá-lo, poderá danificar o revestimento isolante, colocando-o em risco. Isso pode causar um curto-circuito, incêndio ou choque elétrico. A maioria dos cabos elétricos suporta cargas de eletricidade comum de 110 volts sem grandes problemas. Numa situação em que uma pessoa leve um choque numa extensão alimentada por 110 volts, no mínimo poderá ter uma sensação de puxão, porém sob certas condições, uma corrente de 110 volts pode matar. Tais condições podem ser representadas tocando em um cabo desencapado com as mãos molhadas, suadas ou pisando em uma superfície molhada.

Cuidados com cabos de extensão elétrica

Eletricistas fazendo cabo de extensão Elétrica Cuidados

Portanto, proteja o cabo de extensão que você está usando. Enrole-o em grandes voltas. Não dobre desnecessariamente. Não o sujeite à tensão.

Nunca deixe o cabo suspenso em um local de acesso ou em uma superfície onde as pessoas andem. Os motivos são simples: evite armadilhas e/ou situações que possam levar a acidentes e evite danificar o próprio cabo.

No caso onde o cabo da extensão apresentar sinais de desgaste será necessário realizar a troca do cabo da extensão por um novo. Não realize reparos nos cabos de toda forma a menos que o serviço seja realizado por um profissional devidamente qualificado para o serviço (um eletricista capacitado com o curso de NR-10 atualizado).

Para atividades específicas, é necessária a utilização de cabos especiais. Alguns são à prova d’água, outros não. Alguns tem isolamento resistente ao calor, outros são preparados para suportar solventes e outros produtos químicos. Desconhecendo as especificações fornecidas pelo fabricante, evite a utilização dos cabos de extensões elétricas em locais úmidos, próximos a fontes de calor ou em locais que contenham produtos químicos.

O uso adequado de cabos de extensão não é nem um pouco complicado. O uso adequado não leva muito tempo e pode evitar choques elétricos.

Algumas cuidados devem ser aplicados ao usar cabos de extensão com segurança:

  • Antes da utilização, fazer um check-list da extensão elétrica, verificando o cabo por completo e os plugs;
  • Verificar se o cabo tem resistência à rede e ao equipamento onde será conectado;
  • Manuseie o cabo com cuidado, evitando tensão, dobra ou esmagamento;
  • Suspenda em um local onde não interfira na passagem ou possa ser perigoso.

E aí, pessoal, resta alguma dúvida sobre a utilização e cuidados com cabos de extensão elétrica? Se sim, deixa seu questionamento nos comentários.

Se você tem alguma ideia de pauta para o site, nos mande um e-mail no endereço que se encontra na aba “contatos” aqui no site!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui