Um ambiente de trabalho saudável que promove qualidade de vida e bem-estar aos funcionários é uma das maiores qualidades em uma empresa que preza pela saúde de seus trabalhadores.

Ambiente de Trabalho

Nós prevencionistas, agindo muitas vezes como mediadores de problemas em todos os ambientes profissionais de uma empresa, temos que saber agir em diversas ocasiões que nos exige controle sobre a situação.

Uma das mais efetivas estratégias para criar um bom ambiente de trabalho com os colaboradores em todos os setores da empresa, são os DDS – Diálogos de Segurança do Trabalho.

Para saber um pouco mais sobre o DDS – Diálogos de Segurança do Trabalho, clique aqui!

Mas porquê criar um bom ambiente de trabalho? Qual a importância dele para a empresa?

Criar um bom Ambiente de Trabalho

duas preocupações que tornam um bom ambiente de trabalho um dos maiores interesses dentro da empresa:

– Saúde e segurança dos trabalhadores
– Manter a motivação e o bom vínculo entre todos os funcionários da empresa

Lembrando que quando falamos em manter um bom ambiente de trabalho, não estamos falando apenas de uma fábrica, podem ser escritórios, estabelecimentos comerciais, escolas, hospitais ou qualquer onde estejam pessoas convivendo suas horas laborais em conjunto.

Uma das técnicas que as empresas podem usar para criar um bom ambiente profissional é a adaptação do local de trabalho em lugares mais confortáveis e atrativas. A aparência do local de trabalho pode afetar negativamente a qualidade de vida dos funcionários e podem ter consequência direta na produtividade da empresa. Por isso é importante deixar a aparência do ambiente laboral atrativo.

É normal em alguns setores econômicos, como agências de publicidade e empresas de tecnologia, a implantação de locais descontraídos, com sofás, vídeo games, jogos de mesa, sinuca, pebolim, etc. Nas indústrias, mesmo com a limitação de tempo, ainda podemos ver locais de descanso com sinuca e pebolim, alguns jogos de mesa e etc; assim proporcionando um local de lazer e descanso para os funcionários em seus horários de almoço/descanso.

Esse tipo de ação ajuda no descanso e a interatividade entre os colaboradores e auxilia na qualidade de vida dos mesmos.

Dicas para criar um bom ambiente de trabalho

Como aumentar a qualidade de vida dos funcionários em seu local de trabalho? Nós, prevencionistas, devemos ajudar em todos os setores da empresa em como conseguir um bom ambiente de trabalho com qualidade de vida e bem-estar para os funcionários e tudo começa com o mais simples e aqui você vai garantir boas dicas para criar um bom ambiente de trabalho:

Ergonomia

A ciência da adaptação do ambiente laboral ao trabalhador pode ser uma grande aliada. Levar qualidade de vida para o colaborador adaptando máquinas, mesas, cadeiras e outros equipamentos que fazem parte do sistema produtivo é uma das maiores jogadas que podemos realizar. Altura correta da mesa, apoios de mãos ou pés e mudança de mobílias que não atendem aos requisitos ergonômicos é uma das dicas para melhorar a ergonomia!

Quer saber mais sobre ergonomia? Veja aqui!

Climatização, a acústica e a iluminação do ambiente

Como diz o ditado “Tudo demais é veneno”, iluminação demais (ou de menos), frio demais, barulho demais, podem prejudicar na concentração dos colaboradores. Então, ajustar o ambiente de trabalho com uma luminosidade dentro dos parâmetros da NBR 5413, climatização como de acordo com a NR-17 e a acústica do ambiente, podem afetar diretamente com o bem-estar e a produtividade dos seus funcionários.

Locais para descanso e lazer

Como relatamos acima, ter um local de descanso e lazer para os funcionários podem ajudar na descontração e relaxamento dos funcionários. Além disso, ambientes de descanso podem fortalecer a interatividade entre os colaboradores.
Então, é importante manter um ambiente onde os funcionários possam descansar em seus horários de descanso e almoço.
Você pode implementar em sua empresa, caso não tenha, um local com jogos de mesa, sinuca, pebolim, para que os colaboradores possam desfrutar nesses horários.

Tem mais dicas de como criar um bom ambiente de trabalho que você implementou em sua empresa? Deixe nos comentários e vamos conversar sobre os resultados adquiridos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui