Ambiente de trabalho seguro e saudável: 5 dicas importantes!

Ambiente de trabalho saudável e seguro. Dicas importantes!

A satisfação dos funcionários com as políticas adotadas pelas empresas e a disponibilidade de um ambiente de trabalho saudável e seguro está claramente associada ao aumento da produtividade.

Além disso, há muitos outros benefícios, como melhor comunicação e mais sinergias e participação em atividades. Esses são fatores que refletem a qualidade do atendimento ao cliente, além dos produtos, sem mencionar a retenção de talentos.

A criação de um ambiente de trabalho seguro e saudável para os trabalhadores

As empresas que adotam medidas rigorosas, burocráticas e pouco cooperativas criam sérios problemas de gestão e lucratividade. Isso se deve ao fato de que a insatisfação das pessoas se estende a todas as áreas.

Se a sua empresa se preocupa com a saúde e a segurança de seus funcionários, desenvolvemos este post com 5 dicas importantes para manter um ambiente de trabalho saudável e seguro para você e seus colaboradores!

  1. Invista em um ambiente de trabalho seguro

Salas bem ventiladas com iluminação adequada, móveis ergonômicos e equipamentos de qualidade evitam acidentes no trabalho, reduzindo diversos custos.

É necessário oferecer um local agradável que contribua para o bem-estar dos funcionários. É de bom grado propiciar um refeitório ou cozinha com micro-ondas, geladeira, café e biscoitos.

Muitas empresas agora adotam medidas complexas e pró-trabalho, como salas de relaxamento, espaços zen, para massagem e até um happy hour às sextas-feiras, construindo condições de trabalho saudáveis.

  1. Assegure comunicação de qualidade

Assegurar a comunicação de qualidade é de suma importância para as empresas que valorizam os funcionários. Relate possíveis incidentes ocorridos, mudanças que possam ocorrer em determinados setores e tudo relacionado à rotina dos trabalhadores.

Use canais de comunicação abertos, como redes sociais, boletins informativos em murais pela empresa, intranet, por último, deixe as informações muito claras.

Por exemplo, deixe em evidência todos os locais perigosos que exijam o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e as normas internas, deixando sempre tudo muito visível a todos.

Incentivar o compartilhamento de experiências e conhecimentos entre os funcionários também é uma excelente ação, pois amplia as oportunidades de resolver os problemas que surgem. Para isso, a presença de um líder é fundamental.

Ambiente de trabalho saudável e seguro. Dicas importantes!

  1. Incentivar o uso de equipamentos de segurança

Muitas empresas enfrentam dificuldades em informar todos os funcionários sobre o uso de equipamentos de segurança.

Um bom conselho é fornecer vídeos educativos mostrando os danos que uma pessoa pode ter como resultado de um acidente, desde ficar afastado do trabalho até uma possível aposentadoria por invalidez.

Realizar semanas preventivas para acidentes de trabalho, incentivar a CIPA a criar atividades com palestras e ações que promovam a conscientização.

  1. Respeitar a legislação trabalhista

O respeito pela legislação trabalhista é de suma importância para manter um ambiente em harmonia com os funcionários.

Pagamento em dia, o percentual correto de INSS, FGTS, férias, 13º salário, vale-alimentação e vale-transporte são obrigações que não podem falhar.

Ao observar a lei, o empregador receberá mais respeito dos funcionários que, é claro, desempenharão mais diligentemente suas funções.

  1. Oferecer benefícios adicionais

Embora a legislação trabalhista não exija a provisão de seguro de saúde, as empresas que oferecem esse benefício são muito mais demandadas pelos trabalhadores.

Os pagamentos adicionais relacionados à meritocracia e comissões por vendas também contribuem para melhorar o clima do ambiente de trabalho.

Portanto, quanto mais benefícios sua empresa puder oferecer à qualidade de vida de um funcionário, mais respostas positivas tornarão o ambiente de trabalho saudável e seguro.

Este artigo sobre um ambiente de trabalho saudável foi útil para você?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*