O Brasil tem um número de acidentes do trabalho que é realmente preocupante. De acordo com o Ministério da Previdência Social, por volta de sete brasileiros morrem diariamente devido a um acidente de trabalho.
Aproximadamente 3 mil pessoas morrem a cada ano, o que faz do Brasil um dos países mais perigosos nessa questão. Assim sendo, é evidente que o problema precisa ser abordado mais vezes com o intuito de aumentar a conscientização e ajudar a mudar a maré.
Veja abaixo para poder entender um pouco melhor os vários motivos e ideias que podem vir a ajudar a trazer melhorias e mudar essa realidade!

Principais causas dos acidentes do trabalho no Brasil!
Obviamente que os acidentes do trabalho não são causados apenas por apenas um motivo. É um problema complexo que não tem apenas um motivo de acontecer e sim várias. As mais famosas são:
- Não utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que inclusive, têm sua utilização obrigatória por lei.
- Negligência nas inspeções dos locais de trabalho;
- Funcionários sem treinamentos e imprudentes;
- Equipamentos sem manutenções preventivas podendo ocasionar no aumento do risco para o trabalhador;
- Cansaço físico, emocional e excesso de horas trabalhadas.
As empresas têm de minimizar as causas de acidentes do trabalho com urgência, já que ela pode tanto o afastamento do trabalho quanto possíveis causas judiciais. Os acidentes são perigosos à saúde dos trabalhadores e à produtividade da empresa.
É estimado que entre os anos de 2008 a 2013 o INSS (Instituto Nacional do seguro Social) desembolsou mais de 58 bilhões de reais em indenizações relacionadas a acidentes do trabalho. Isto significa que, além dos prejuízos materiais, é necessário pensar em todas as variedades de perdas que a empresa terá com altos números de acidentes. Assim, conclui-se que atuar na prevenção dos acidentes é o ideal para solucionar o problema.
Como agir para reverter o alto número de acidentes de trabalho no brasil?
É necessário mudar a realidade onde o Brasil está classificado, segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), como o quarto país do mundo com os maiores números de acidentes do trabalho. Para mudar isso, é importante que os setores produtivos trabalhem juntos, especialmente a área da construção civil que mantêm um alto número de acidentes do trabalho.
Em razão disso, fizemos uma lista para ajudar na redução dos números de acidentes do trabalho:
Desenvolver um mapa de risco
O mapa de riscos é a representação gráfica dos riscos de acidentes e doenças do trabalho existentes na empresa. Nele, será mostrado com clareza quais os riscos que o ambiente de trabalho poderá apresentar.
Aprimorar as fiscalizações dos locais de trabalho
Embora existam as normas regulamentadoras que servem para a prevenção de acidentes do trabalho, a fiscalização do trabalho deixa a desejar em todo o país. Além dos órgãos designados para esse fim, as empresas e seus funcionários devem estar vigilantes para garantir que as normas sejam respeitadas com responsabilidade.
Embora seja responsabilidade da empresa garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro, os trabalhadores devem sempre exigir o cumprimento da lei, bem como a cooperar em questões de cumprimento, aplicação e fiscalização.
Promover campanhas sobre assuntos relacionados a SST
Promover campanhas, treinamentos e palestras de saúde e segurança é primordial para informar, qualificar e conscientizar os trabalhadores em temas relacionados a SST.
É extremamente importante fornecer informações qualificadas, bem como fornecer treinamentos e cursos para que os funcionários possam realizar a operação de máquinas e equipamentos de forma segura, afim de afastar os riscos de acidentes e mantê-lo saudável física e mentalmente.
Investir em bons equipamentos de proteção individual, máquinas e equipamentos de boa qualidade, mobiliário adequado e até em aulas de ginástica laboral são formas de a empresa mostrar que está disposta dar condições de trabalho melhores e contribuir para o bem-estar do trabalhador.
Com ações de prevenção todos saem ganhando e, principalmente, com saúde e segurança para realizar seu trabalho da melhor forma possível. E assim, contribuindo para a diminuição das estatísticas de acidentes de trabalho.